beteblog.amigos especiais

quinta-feira, 26 de junho de 2008

DICAS PARA AS FÉRIAS ESCOLAR

DICAS PARA UMA DIVERSÃO SAUDÁVEL.




HIDRATAÇÃO:

Que legal! É tempo de acordar mais tarde, brincar, correr, pular, andar de bicicleta, patins, skate... Ufa! Essas brincadeiras requerem muita energia, por isso não podemos nos esquecer de tomar bastante líquido, várias vezes ao dia: Água filtrada, Sucos de frutas e Chás. Sabe por quê?Quanto maior o esforço, maior será a quantidade de água que o nosso organismo precisará e brincar exige muito do nosso corpo! A falta de água provoca desidratação, então o organismo começa a sentir uma sensação de mal-estar. Aí é preciso reidratar, tomar soro caseiro a cada 15 minutos, até se hidratar novamente. Soro CaseiroUm copo d’água com uma pitada de sal e outra de açúcar. Fica parecendo gosto de lágrima!


ALIMENTAÇÃO: Devemos comer frutas e tomar muito líquido, mais ou menos 2 litros por dia, pode ser água, suco ou água de coco. As frutas e legumes deixam a pele mais protegida contra os raios solares. Aqui vão algumas dicas: Couve, espinafre, folhas de mostarda, brócolis, tomate, cenoura, abóbora e abobrinha. Laranja, ameixa, ameixa seca, nectarina, cereja, pêssego, melão, manga e mamão. Sucos naturais ricos em vitamina C


VESTUÁRIO: Use roupas de tecidos mais finos como os de algodão, roupas folgadas para facilitar a transpiração. Evite tecido sintético. Não fique com o maiô molhado, porque isto provoca micoses da pele.


PRAIA, PISCINA E CACHOEIRA: Viva! Que legal! Você vai se divertir!Observe algumas dicas importantes para que seu passeio não seja frustrado: Antes de encarar um dia de praia nada melhor do que um lanche caprichado, pois entrar no mar de barriga vazia, não pode! Barriga cheia demais, também não! Lembre-se que se alimentar bem, não significa comer demais! O mar é muito perigoso, por isso não entre sozinho, esteja sempre acompanhado de outra pessoa, mesmo que você seja um bom nadador. Antes de entrar no mar, observe como estão as ondas, elas podem estar muito bravas! Neste caso é melhor descobrir novas brincadeiras na areia, afinal o mar é uma força da natureza que deve ser respeitada. Para “pular de ponta”, procure saber a profundidade da água. Se o lugar for muito raso e a água não chegar até ao seu pescoço, nada de mergulhar de ponta! Também evite saltos de lugares altos, pois quanto mais alto você subir para mergulhar, maior será o seu impacto e a profundidade que você vai atingir na água. O protetor solar não pode faltar! Passe em todo corpo (não se esqueça do rosto), pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol. Mesmo se o tempo estiver nublado, use o protetor, pois aqueles raios solares que você não vê continuam agindo sobre a sua pele. Observe o Fator de Proteção Solar (FPS); ele deve ser usado de acordo com o seu tom de pele, para dar o resultado de proteção ideal. O filtro solar protegerá sua pele contra os raios do sol, como se fosse um escudo. Reaplicar o filtro a cada 2 horas. Vale lembrar que chapéus e bonés ajudam a proteger o nariz, as orelhas, os lábios e o couro cabeludo. Aproveite bem seus passeios, evite uma insolação, o sol forte pode queimar sua pele e até provocar câncer. Os melhores horários para ficar no sol são de manhã e no final da tarde, devemos evitar o sol entre 10 e 16 horas.


ATENÇÃO: as crianças pequenas devem usar bóias e coletes salva-vidas.


DICAS PARA ACAMPAR: À noite costuma ser muito fria. Leve cobertor e agasalhos. Planeje e organize bem a sua mochila com todas as coisas que você poderá precisar. O celular não pega em todos os lugares, principalmente em lugares mais afastados, então não adianta querer ligar para mamãe. Cuidado com carrapatos. Fique atento às “pintinhas” escuras que aparecem de repente em sua pele... podem ser carrapatos. Leve lanternas para o passeio à noite. O repelente é indispensável por causa dos pernilongos.


VALE A PENA LEMBRAR: Nosso Deus nos fez inteligentes, portando não devemos dar bobeira: Decore o seu telefone, endereço e o nome de seus pais, nunca se afaste deles nos passeios. Se por acaso você se perder na praia, no shopping ou algum outro lugar, procure um guarda e peça ajuda a ele. Não apavore, pois se você começar a chorar e ficar correndo sem direção, você poderá se afastar mais ainda! Combine com o papai e a mamãe um lugar onde vocês podem se reencontrar, caso você se perca. Não dê atenção para estranhos e nem aceite doces ou presentes sem a permissão dos seus pais.


SE DIVERTINDO EM CASA



Seja criativo e invente coisas bem legais e divertidas para passar os dias. Isso pode tornar seus fins de semana inesquecíveis! Mas lembre-se: é muito importante obedecer aos pais e deixar tudo sempre organizado. Com antecedência, junto com a mamãe, organize tudo: quantos colegas você poderá convidar, quanto tempo poderá durar a “farra”, preparar o cardápio e ajudar a mamãe a arrumar a “bagunça” depois da brincadeira.Veja algumas dicas do que você pode fazer!


FILMES: Escolha bons filmes, convide alguns amigos, prepare a pipoca, o refrigerante ou o suco e divirta-se!


JOGUINHOS: Vareta, jogo de botão, War, dominó, Imagem e Ação, Banco Imobiliário... existem muitos joguinhos legais!


LEITURA: Separe sempre um tempo para ler a Bíblia. Leia também bons livros.


ACAMPAMENTO EM CASA: Armar a barraca no quintal é super divertido! Prepare os colchonetes, lençóis, cobertores, travesseiros, lanternas e boa noite! Não vale ficar com medo, pois o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra (Sl 34.7).


PIQUE-NIQUE: Você pode preparar um lanchinho bem gostoso, convidar os amigos e fazer um piquenique no quintal. Aproveite o tempo para jogar peteca, brincar de esconde-esconde ou pular corda.


CARTAS, E-MAILS E BATE PAPO: Nas horas vagas, escreva para seus amigos e parentes que moram longe; mande cartões e mensagens expressando o seu carinho por eles. Pode ser por e-mail ou pelo correio. Cuidado com os bate-papos na internet... nunca dê seu endereço ou telefone para as pessoas que você não conhece.


FOTOGRAFAR: Fotografe seus amigos, as brincadeiras, os passeios, a reunião em família e faça um álbum de recordação. Use sua criatividade e faça uma obra de arte!



PASSEIOS







GRUTAS: As grutas são um espetáculo da natureza! É uma aventura através do mundo subterrâneo, cheia de surpresas! Ao longo do passeio você verá estalactites, estalagmites e uma variedade de formações calcárias.


ZOOLÓGICOS: O zoológico é um lugar muito bonito onde você pode estar em contato com a natureza, aprendendo valores que pertencem à vida. Lá somos levados a admirar, apreciar e respeitar a fauna e a flora. É um lugar ideal para fazer piqueniques! Piqueniques são momentos divertidos e prazerosos, excelentes para unir amigos e toda a família. Podemos aproveitar para cantar, fazer uma roda de violão e saborear aquele lanche gostoso. No Brasil, precisamos resgatar esta atividade, deixando de lado o preconceito adquirido com o tempo de que piquenique é uma coisa “brega”.


MUSEUS: Um passeio no museu nos reserva grandes surpresas. É fantástico unir o lazer ao conhecimento! Encontramos variedades de objetos, artesanatos, materiais históricos e muitas outras coisas que representam e explicam a história do homem e também a natureza... novidades fantásticas! Prepare-se para um passeio super legal!


BIBLIOTECA PÚBLICA: Biblioteca é um lugar muito legal! É mais que um lugar onde se guarda livros... algumas bibliotecas oferecem além de uma infinidade de títulos, brinquedoteca, gibiteca e teatro. Lá você encontra revistas, jornais, discos, fitas de vídeo, brinquedos e jogos. Geralmente existem programações super legais nas férias!


SHOPPINGS: Um passeio no shopping oferece muitas opções de divertimento e lazer, além do conforto e da segurança. Para você que está de férias e tem um tempão livre, é uma boa opção de passeio. Planeje um esquema do seu passeio e combine com o papai e a mamãe. Este pode ser um dia muito proveitoso para um bom bate-papo na praça de alimentação, boas gargalhadas na sala de jogos ou um momento gostoso na sala de cinema, lembrando que tudo que colocamos diante dos nossos olhos não deve entristecer o Espírito Santo que habita em nós.


MONTANHAS E SERRAS: Os nossos olhos se enchem de satisfação e alegria ao ver tanta beleza! São lugares ideais para quem gosta de caminhar, pedalar, fazer trilha, rapel etc...Nas serras e montanhas podemos admirar paisagens naturais deslumbrantes. Geralmente encontramos cachoeiras, rios e lagos, plantas e diversidades de animais, além de estar longe da poluição e do stress da cidade. Como é bom curtir as maravilhas de Deus!PARQUES ECOLÓGICOS E RESERVAS


FLORESTAIS: Geralmente os parques e as reservas florestais são áreas de preservação da natureza que possuem uma grande estrutura para receber visitas. São lugares muito interessantes onde você estará em contato com muito verde, animais, aves silvestres, plantas, lagos e matas nativas. Você pode se preparar para um gostoso piquenique, fazer caminhadas, brincar no play ground, fazer trilha. Alguns parques reservam muitas surpresas legais para as crianças, mas fique atento: existem áreas restritas onde os visitantes não podem ir. Devemos sempre respeitar as regras e assim evitar acidentes e também evitar o risco de ficar perdido.


CIDADES HISTÓRICAS: As cidades históricas são um portal para o túnel do tempo. Visitar uma cidade histórica é como uma viagem ao passado. Nela podemos compreender melhor as raízes da nossa cultura e da nossa história. Conhecendo a história podemos entender muitos dos problemas da época em que vivemos. Muitas cidades preservam grande parte do passado através dos conjuntos arquitetônicos coloniais, das igrejas enfeitadas de ouro e outras pedras preciosas, museus e até antigas estradas de ferro. É um passeio divertido e rico em aprendizagem!


RECEITAS DELICIOSAS






Para você aprender e se divertir! Siga atentamente as instruções.

Toda receita deve ser feita com a supervisão de um adulto. Peça ajuda para colocar ou retirar travessas e bandejas do forno, antes de picar qualquer alimento e antes de ligar qualquer aparelho, como batedeiras e liquidificadores.


Não se arrisque. Sua segurança é muito importante! Seja obediente, evite acidentes! “Obedecer é a chave do sucesso, e gera bênçãos!”


PIPOCA DOCE:

Ingredientes:1 xícara (chá) de milho, para pipoca2 colheres (sopa) de manteiga10 colheres (chá) de corante vermelho em pó.


Como preparar:Coloque a manteiga, o açúcar e o corante numa pipoqueira, ou panela grande e leve ao fogo médio, sempre mexendo, por 4 minutos.Acrescente o milho e continue mexendo. Quando começar a estourar, tampe a panela. Desligue o fogo quando o intervalo entre os “estouros” for superior a 4 segundos.

BANANA SPLIT:
Ingredientes:2 bananas 6 bolas de sorvete, do seu sabor preferido1 xícara (chá) de creme de leite 4 cerejas em calda. 2 colheres (sopa) de castanha de caju picadinha Calda de chocolate à gosto

Modo de fazer:Coloque o creme de leite num recipiente e bata até o ponto de chantilly. Descasque as bananas e corte ao meio, no sentido do comprimento. Coloque duas metades de banana em cada recipiente e distribua 3 bolas de sorvete sobre cada porção. Acrescente a calda de chocolate e a castanha de caju.


RAITA (salada indiana):


Ingredientes:1 pepino 2 tomates (sem sementes) 2 cebolas Cheiro verde (salsinha, coentro ou cebolinha)


Modo de fazer: Cortar tudo em cubinhos pequenos, colocar 1 copo de iogurte (200 g, natural), sal e azeite à gosto.


BEIJINHO DOCE:


Ingredientes: Leite em pó, leite de coco e açúcar refinado.


Modo de fazer: Coloque o leite em pó e o açúcar em uma vasilha. Em seguida acrescente o leite de coco. Misture até dar o ponto. Enrole.

BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE BRIGADEIRO:


Ingrediente: 3 cenouras grandes 4 ovosmeia xícara (chá) de óleo 2 xícaras e meia (chá) de açúcar 1 colher (sopa) de fermento em pó. Para a cobertura: 1 lata de leite condensado Meia xícara (chá) de chocolate em pó. 1 colher (sopa) de margarina Meia xícara (chá) de chocolate granulado.


Como fazer: Cozinhe as cenouras sem cascas e deixe esfriar. Coloque no liquidificador as cenouras cozidas, os ovos e o óleo. Despeje em uma vasilha e misture o açúcar e a farinha de trigo peneirada com o fermento. Coloque em uma forma untada com margarina e leve ao forno (180° - que deve estar pré-aquecido) Cobertura:Em uma panela coloque o leite condensado, o chocolate em pó, a margarina e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Até começar a desprender da panela. Despeje o brigadeiro ainda quente sobre o bolo, distribua o chocolate granulado e deixe esfriar. Ai que delícia!


BOLINHO DE CHUVA:


Ingredientes:2 ovos ¾ xícara (chá) de açúcar 2 colheres (sopa) de manteiga ½ colher (chá) de sal 1 colher (sopa) de fermento 1 xícara (chá) de farinha de trigo Óleo (para fritura)açúcar e canela (para polvilhar)


Modo de fazer (peça um adulto para fazer): Coloque os ovos, a manteiga, o açúcar e o sal numa tigela e misture muito bem. Acrescente à mistura o leite e a farinha, alternadamente, mexendo sempre. Junte o fermento e mexa bem. Numa panela média, coloque bastante óleo e leve ao fogo alto para esquentar. Quando o óleo estiver quente, abaixe o fogo. Com duas colheres de sobremesa, modele os bolinhos: encha uma das colheres com a massa (com formato arredondado). Jogue os bolinhos, em pequenas porções, no óleo quente e deixe fritar até que fiquem dourados. Retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente. Num prato fundo, coloque o açúcar e a canela e misture bem. Envolva cada bolinho pelo açúcar.


MUSSE DE MORANGO:


Ingredientes: 2 caixinhas de gelatina em pó de morango 2 xícaras de morango 5 potes de iogurte de morango 2 xícaras de água quente


Modo de fazer: Em uma tigela, peça a um adulto que coloque a gelatina em pó e a água quente. Mexa-a até dissolver, tomando cuidado para não se queimar. Quando a gelatina estiver quase fria, coloque-a na geladeira por 3 horas. Com o auxílio de um adulto, corte uma parte da gelatina já endurecida em pequenos quadradinhos e reserve-a. Coloque o restante dela no copo do liquidificador com os morangos e o iogurte. Bata bem, distribua em tacinhas e leve-as á geladeira. Quando a musse endurecer, enfeite-a com os cubinhos de gelatina. Essa quantidade de musse é suficiente para 8 porções.


MINI PIZZA DE PÃO DE FORMA:


Ingredientes: Pão de forma MussarelaPresunto Tomate Orégano Ketchup, mostarda e maionese, se você gostar.


Modo de fazer: Tire as bordas do pão de forma. Passe a mussarela e o presunto no ralador. Corte o tomate em rodelas finas. Passe ketchup nos pães, coloque a mussarela, o presunto, e salpique um pouco de orégano. Com a ajuda de um adulto coloque no forno até derreter o queijo. Agora coloque as fatias de tomate. Tempere com os molhos que você gostar e bom apetite!


SANDUÍCHE CHIQUE:


Ingredientes:1 pacote de pão de forma 1 lata de creme de leite 2 gemas 100g de queijo parmesão ralado 300g de presunto fatiado 300g de queijo prato fatiado Margarina para untar a forma.


Como fazer: Tire as bordas do pão de forma deixando-os em forma de círculo. Misture o queijo parmesão, o creme de leite e as gemas e passe na metade dos pães (a outra metade você usará para fechar o sanduíche), coloque uma fatia de presunto e uma de queijo prato, com a outra metade do pão, feche o sanduíche. Passe o restante da mistura sobre os sanduíches e leve ao fogo para dourar, por 5 minutos. O forno deve estar pré-aquecido (200° C). LEMBRE-SE: não mexa com fogo sozinho, esteja sempre acompanhado de um adulto.


MAÇÃ DO AMOR:


Ingredientes: 3 xícaras (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de água 1 colher (chá) de creme tártaro (opcional) 2 colheres (chá) de corante vermelho em pó. 6 maçã grandes e bem vermelhas 6 palitos para picolé


Modo de fazer: Lave e seque bem as maçãs Coloque numa panela a água, o açúcar, o creme tártaro e o corante. Leve ao fogo baixo e quando ferver, conte 15 minutos. Enquanto isso, corte a base das maçãs para que fiquem de pé depois de carameladas. Para verificar o ponto da calda, mexa com uma colher de pau e levante: a calda deve cair formando um fio grosso. Retire do fogo. Espete um palito, em cada maçã, no lugar do cabinho. Coloque a maçã na calda. Se desejar, pode salpicar a maçã com granulado colorido ou chocolate!


SOPA DE LETRINHAS:


Ingredientes: 4 batatas 2 cenouras 10 vagens 2 mandioquinhas 2 tomates 1 cebola 2 dentes de alho 2 colheres de óleo 1 pitada de sal 1 xícara de macarrão de letrinhas


Modo de preparo (peça um adulto para ajudar): Descasque todos os legumes Corte os legumes em pedaços pequenos Pique a cebola e o alho e frite-os no óleo; coloque também o sal ou tempero Coloque os legumes na panela com o óleo e o tempero Despeje água quente Deixe cozinhar até os legumes amolecerem Coloque o macarrão de letrinhas Sirva quente. Se desejar, acrescente um pouco de queijo ralado.


PAVÊ:


Ingredientes: Para o Creme: 1 lata de leite condensado 2 xícaras de leite 3 gemas 1 colher de chá de essência de baunilha 2 colheres de sopa de maizena, diluídas em um pouco de água


Para a cobertura: 1 lata de creme de leite 3 claras em neve 3 colheres de sopa de açúcar


Outros Ingredientes: 12 bombons Sonho de Valsa, cortados em pedaçinhos 1 pacote (250 grs.) bolacha Maria, em pedaçinhos


Modo de Fazer: Misture os ingredientes do creme numa panela e leve ao fogo lento, mexendo até engrossar. Deixe esfriar. Para a cobertura, bata as claras em neve e acrescente o creme de leite e o açúcar, batendo na batedeira até dissolver o açúcar. Para montar o pavê, comece colocando no fundo de uma forma pirex retangular grande um pouco do creme, alguns bombons em pedaços, um pouco da bolacha e depois mais creme, fazendo camadas. Por cima de tudo, coloque a cobertura e enfeite com alguns bombons ou com chocolate granulado (ou use a sua imaginação inventando um enfeite diferente!!!). Leve à geladeira e sirva bem gelado.


BRIGADEIRÃO DE MICROONDAS:


Ingredientes:1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 1 xícara de chá de chocolate em pó 1 colher de sopa de manteiga 3 ovos


Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje em um pirex untado com manteiga. Leve ao microondas em potência máxima por 10 minutos. Enfeite com chocolate granulado deixe esfriar e depois leve a geladeira. Atenção: Tome cuidado! o pirex estará quente quando o Brigadeirão estiver pronto.


MARIA MOLE:


Ingredientes: 1 envelope de gelatina em pó sem sabor – 12g 1 lata de creme de leite 1 xícara (chá) de coco fresco ralado.


Modo de fazer:Junte a gelatina 5 colheres (sopa) de água fria e leve ao fogo, em banho-maria, para derreter. Junte o creme de leite e o leite condensado e bata no liquidificador até obter um creme homogêneo. Coloque em um recipiente refratário quadrado (21x21 cm) e leve a geladeira por cerca de 3 horas ou até que esteja firme.Corte em cubos, passe pelo coco ralado e sirva.



OFICINAS





AVIÃO DE PAPEL: Organize um torneio maneiro com seus colegas! Esse é um bom motivo para reunir os amigos. Marque um local para a disputa e use sua criatividade para fazer as regras do jogo. Clique aqui para aprender alguns modelos de dobradura de avião.

Dicas:

- Defina o tipo de papel permitido (peso, tamanho...).

- A quantidade de folhas (alguns modelos utilizam mais de uma folha)

- O uso de cola, tesoura, fita adesiva, clipes (usado para contrapeso).

- A quantidade de lançamentos permitidos (ou um tempo estipulado para cada um).

- Quantidade de modelos de avião por categoria (tipo do vôo). Você ficará surpreso com a variedade de aviões que encontrará, e como eles voam. Para esses eventos, o ideal é ter um juiz para organizar e fazer com que as regras sejam cumpridas.

Algumas sugestões:

-Lugares abertos

- Fácil de reunir (parques, praças,...).

- Ideal quando em grupos menores, pois caso o tempo piore, é fácil de remarcar com os participantes novamente.

- Poderá ter a ajuda ou não dos ventos ou das térmicas. Lugares fechados

- Pode-se marcar com muitos competidores, pois o tempo não é mais um fator para estragar a brincadeira.

- Quadras fechadas, ginásios, auditórios são ideais. Lembre que se o local coberto poderá ter muitas aberturas (portas, janelas), alterando significativamente para melhor ou pior o vôo de algum competidor. Para evitar discussões verifique se as entradas que permitem correntes de ar estão fechadas, ou se a área próxima delas valerá como local de vôo.

DOBRADURAS: Você pode fazer coisas muito legais com o papel, criar personagens e quem sabe... fazer um teatrinho com seus colegas. Clique aqui e veja como fazer!

PINTURA A DEDO:Material 1 litro de água1 xícara de chá de farinha ou maisena3 colheres de sopa de vinagreanilina ou guache, você escolhe as cores. Modo de fazer: Misturar a farinha e a água e levar ao fogo baixo, mexer até virar um mingau, não pode ficar muito grosso. Deixar esfriar e juntar o vinagre. Separe as porções de massas para acrescentar a anilina ou o guache para dar cor. Se você deixar em um vidro fechadinho, poderá durar até um mês.

TINTURAS PRÓPRIAS:Use beterraba ou amora-preta para fazer o vermelho e casca de cebola para fazer o amarelo.Coloque o que você está usando para fazer a tintura em um lenço velho. Amarre com firmeza e coloque em uma panela com água. Adicione uma colher de chá de sal na água. Peça a um adulto para ferver a água até a tintura aparecer. Depois coloque uma camiseta branca na panela e deixe por uma hora. Sua camiseta ficará da mesma cor da tintura.

MASSINHA DE MODELAR 1:

Material:4 xícaras de farinha de trigo1 xícara de sal1 xícara e meia de água 1 colher de óleo

Modo de fazer:Misture bem amassando com as mãos (colorir com anilina)

MASSINHA DE MODELAR 2:

Material:2 xícaras de farinha de trigo1 xícara de sal½ xícara de águaModo de fazer:Coloque tudo numa tigela e misture com as mãos.Você pode colorir sua massinha com anilina. Existe anilina de várias cores.Divida a massa em vários pedaços, misture cada cor de anilina em um pedaço diferente. Amasse bem cada pedaço e pronto: você tem uma massinha colorida e agora pode brincar, fazendo belas e criativas esculturas!

COLA COLORIDA: Essa é muito fácil! É só colocar tinta guache na cola branca. Legal!

PÁRA-QUEDAS: Fixe com firmeza quatro tamanhos iguais de fios em um pouco de plasticina. Recorte um quadrado de uma sacola de plástico de cerca de 40x40 cm. Use fita adesiva para fixar o fio em cada canto do quadrado. Segure o pára-quedas no alto e solte. Se você tiver um bonequinho plástico bem levinho pode amarrar na extremidade dos fios, fica legal!

ARANHA DE POM-POM: Enrole lã ao redor de dois discos de cartolina com grandes orifícios no meio. Ao terminar, passe quatro limpadores de cachimbos compridos pelo meio por fazer as pernas. Corte a lã ao redor da borda externa e amarre o pom-pom com firmeza entre os discos. Retire a cartolina e afofe. Dobre os limpadores de cachimbo para parecerem pernas e cole os olhos.



BRINCADEIRAS

BOCA DO FORNO: Uma criança é escolhida para ser o “mestre”, as outras crianças deverão cumprir a ordem que o mestre mandar.A brincadeira começa com o mestre fazendo as perguntas e todos juntos respondemMestre diz: Boca de forno?Todos: Forno!Mestre: Tira bolo?Todos: Bolo!Mestre: O que o mestre mandar?Todos: Faremos todos!Mestre: E se não fizer?Todos: Ganharemos bolo!O mestre dá a ordem e todos saem correndo para executá-la:Ex.: Vai ali, vai ali, vai ali e traga uma pedrinha redondinha!; Vai ali, vai ali, vai ali e abrace um poste! Vai ali, vai ali, vai ali e traga uma formiguinha viva! Use a criatividade! As crianças cumprem a ordem rapidamente e voltam correndo para a roda. Quem chegar por último leva “bolo” (ou tapinha na mão). O “bolo” pode ser substituído por uma “prenda” (as crianças escolhem alguma atividade – cantar, imitar um palhaço, fazer ginástica, etc – para o que chegou por último fazer).

SEU RATINHO ESTÁ?: Forma-se uma roda, uma criança fica no centro, é o ratinho e a outra fica do lado de fora, é o gato.O gato corre em volta da roda cantando:– Quantos horas são?Todos que estão na roda respondem:– Uma hora! (e assim sucessivamente)Em certo momento o gato pára perto de alguma criança e pergunta:– O seu ratinho está?A criança responde:– Está, mas está escovando os dentes (a criança vai inventando pretextos para proteger o rato).O gato continua cantando na contagem em que ele parou, por exemplo: – Quantas horas são?– Quatro horas!O gato pára outra vez e pergunta:– Seu ratinho está?A criança responde que sim, então o gato corre atrás do rato para tentar pegá-lo.A brincadeira continua revezando enquanto houver interesse.

AMARELINHA: Desenhar no chão a amarelinha – é uma figura formada de quadrados e retângulos (chamados de casas), em formato de uma cruz, com um grande círculo no final – chamado de “céu”. São 03 quadrados em seqüência, dois retângulos formando a parte transversal da cruz, outro quadrado e um grande círculo, que é o “céu”. Todas as casas são enumeradas (de 1 a 6).A brincadeira consiste em jogar uma pedrinha achatada nas casas (uma de cada vez, em rodadas onde todos participam) e, com pulos de um pé só, a criança saltará a casa onde a pedra está, fazendo o percurso da amarelinha (nas casas 4 e 5, a criança pode pisar com os dois pés (um pé em cada casa) se a pedrinha não estiver lá). - Cada criança deverá ter a sua pedrinha.- Podem brincar quantas crianças quiserem. - Cada criança tem a sua vez de jogar.1ª fase:- A pedra deve ser jogada pela criança, do lado de fora da figura (antes da casa 1). Se a pedra cair do lado de fora da casa certa, a criança perde a sua vez.- A criança joga a pedra na casa e faz o percurso até o céu, pulando em um pé só, sem pisar na casa onde a pedra está. Também não pode pisar na linha e nem colocar os dois pés no chão.- Depois ela volta, ainda pulando em um só pé; pára na casa anterior onde a pedrinha está, pega a pedra (ainda sem encostar o outro pé no chão), e retorna até a casa 1. - Se pisar na linha, se jogar a pedra do lado de fora da casa, se não conseguir pegar a pedra ou se pisar com os dois pés, a criança não pode mudar para a casa seguinte. Enquanto isso as outras crianças vão passando adiante.- A 1ª fase termina quando a criança conseguir jogar a pedra em todas as casas, depois jogar a pedra no céu e conseguir retornar. Vencendo a primeira fase, passamos para a 2ª.2ª Fase: A brincadeira continua, agora com os olhos vendados e sem a pedra. A criança vai pisando em cada casa tentando não pisar na linha. A cada passo que ela dá, pergunta: – Pisei?As outras crianças respondem.– Não! (ou Sim!, se for o caso)Se a criança pisar na linha, perde a vez para a próxima.Vencerá a primeira criança que conseguir chegar ao céu sem pisar na linha ou fora das casas. Assim sucessivamente será o 2º, 3º, 4º lugares.

CABRA CEGA: Uma criança é escolhida para ficar com os olhos vendados. – Cabra cega?– Senhor!– De onde você veio?– Lá detrás da serra!– O que você trouxe?– Um saquinho de farinha.– Me dá um pouquinho?– Não!As crianças começam a beliscar o saquinho de farinha da cabra-cega ela que está no meio da roda, tentará agarrar alguém. A criança que for pega, passará a ser a cabra-cega e aí a brincadeira recomeça.

CHICOTINHO QUEIMADO:
As crianças assentam em roda enquanto outra criança (que foi escolhida) anda em volta, no ritmo da música, com um chicotinho na mão (improvisar algum objeto: pedaço de madeira, por exemplo). Batendo palmas todos cantam:– Chicotinho queimado é um bom rapaz, quem olhar pra trás, leva chicotada!A criança que está com o chicotinho deverá colocá-lo atrás de alguma criança que está assentada, sem que ela perceba. Todos continuarão cantando até que ela desconfie e saia correndo atrás da que colocou o chicotinho, tentando alcançá-la. Para não ser pega, ela deverá correr e tentar assentar no lugar da que se levantou. Se for pega, ficará “de molho” no centro da roda até ser substituída por outra que foi pega.

POLÍCIA LADRÃO:
Separar dois grupos de crianças, um grupo será os ladrões e o outro a polícia. Reservar um espaço para ser a cadeia. A brincadeira começa com um tempinho para que os ladrões se escondam e então os policiais irão procurá-los.Ao serem pegos eles ficarão na prisão, mas o ladrão que estiver solto tentará salvar o colega que está preso.O jogo acaba quando os ladrões estiverem presos.Recomeçar a brincadeira trocando as crianças de grupo.

ROUBA BANDEIRA: Duas crianças tiram “par ou ímpar” para escolher os times (que deverão ter o mesmo número de jogadores). Se por acaso faltar uma pessoa, o time menor terá uma “vida” (ou seja, se perder um componente, tem direito de tê-lo de volta uma vez). Dividir o campo traçando uma linha no meio e nas extremidades dos campos, onde ficarão as bandeiras. O objetivo do jogo é tentar roubar a bandeira (que pode ser um galho de árvore, um pano amarrado em uma madeira, etc) do time adversário. Os jogadores tentarão alcançar a bandeira sem deixar ser tocado pelos jogadores do outro time. Cada jogador tentará evitar que a sua bandeira seja roubada e também tentará prender o jogador do time adversário. Quando o jogador for tocado no campo adversário, ficará colado no lugar onde foi pego, até que um jogador do seu time consiga descolá-lo.Vence o jogo quem conseguir roubar a bandeira, levando-a para o seu campo.

2 comentários:

  1. O blog Eterno e Perfeito Amor é destaque no Amigos da Net e eu agradeço a Deus por todos que me visitam e me inspiram a trabalhar nele. Deus abençoe sua vida. Beijos docinhos

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha Rose, fico muito feliz, Deus realmente é bom. E saiba e sempre um prazer visitar seu blog!

    BjãO, Bete

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário, fico muito feliz por recebe-los
Deus abençoe, e volte sempre!!!
Bete