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quarta-feira, 20 de junho de 2007

COMO COMEÇAR UM DEPARTAMENTO INFANTIL?


O óbvio a gente nem precisa dizer, né? Ore, converse com Deus, ele tem todas as ferramentas que você precisa em mãos. Ele tem o poder de tocar os corações e abrir as portas para um novo trabalho.No mais você vai precisar do seguinte (não necessariamente nesta ordem):Experiência da sua Igreja A maioria das denominações já tem algum tipo de trabalho com crianças - escola dominical ou culto infantil. Entre em contato com comunidades da mesma denominação que a sua, ou similar, e veja como eles trabalham, que material usam, etc..Visite igrejas na sua cidade e peça para assistir ou participar como ouvinte de uma classe de crianças. Também pode ser interessante visitar uma escola pública ou particular, para ver como os professores se relacionam com as crianças.Pessoas e apoio Converse com o pastor da sua comunidade.Convide pessoas para te ajudar - Professores, pedagogos e recreadores têm uma boa visão de como e o que as crianças hoje tem na escola e do que precisariam em termos de educação.Contate pais, mães, avós, etc.. afinal são eles que vão trazer as crianças e são eles que podem te dizer as dificuldades que sentem em casa, no dia a dia.Catequistas, professores de educação religiosa e o pastor vão te ajudar com questões de fé e teologia.Pessoas com dons para música, trabalhos manuais, contação de histórias são também uma ajuda imprescindível.Veja quais destas pessoas estão dispostas a trabalhar diretamente com as crianças e estabeleça um rodízio. As demais podem vir uma vez ou outra a reuniões e participar com seus dons também.Recomendo que haja sempre no mínimo dois adultos com qualquer grupo de crianças.

Currículo

Defina o programa que você vai seguir com as crianças. Muitas editoras cristãs tem currículos prontos (consulte por exemplo as editodas Sinodal, Concórdia, Juerp, Casa Publicadora da Assembléia de Deus, Betânia, Luz e Vida, etc..).Você também pode criar e definir suas próprias "lições" e currículo - seguindo a ordem dos livros da Bíblia, por exemplo.Se você nao tem recursos ($) para comprar os livros para os professores, veja com outras igrejas próximas ou as próprias editoras se podem doar/emprestar livros de anos anteriores, encalhados ou com defeito.

Espaço e Material

Uma sala exclusiva para as crianças é o ideal. Numa sala você pode enfeitar as paredes, pendurar os trabalhos e desenhos das crianças, arranjar móveis cadeiras e mesas na altura adequada para as crianças ou um carpete barato e almofadas como uma alternativa simples e descontraída.Locais abertos, como jardim ou salão de festas podem ser usados ocasionalmente, mas você deve considerar que as crianças tendem a dispersar e não prestar atenção.Você também vai precisar de material para as crianças usarem - lápis de escrever e de cor, papel, cola, tesoura são essenciais. Faça uma campanha de doação com a comunidade para materiais novos ou usados.Sucata é fácil de pedir a comunidade que junte e é ótimo material de trabalho. Você pode fazer quase tudo com sucata: desde estantes para guardar material com caixas de papelão ou restos de madeira; fantoches, bonecos, cenários para contar histórias; atividades para reforçar o conteúdo da história, deixando o material à disposição das crianças.HorárEm que momento será feito o trabalho com as crianças? Durante o culto dos adultos? Durante a ED dos adultos? Num dia de semana? Sabado à tarde? Em todos os dias que tiver atividade na igreja?Quanto tempo esta atividade irá durar? As crianças tem um tempo de concentração pequeno, que varia de acordo com a idade. É preciso variar as atividades e preencher todo o tempo em que você irá ficar com eles: músicas, brincadeiras, contar uma história, desenhar, recortar, etc..

Crianças, ajudantes e classes

Você precisa saber quantas crianças tem na sua comunidade: faça um levantamento de nomes, enderecos e telefones das famílias com crianças da comunidade.Uma vez que você saiba quantas crianças que a comunidade tem, você também vai precisar definir se todas as crianças vão ficar juntas, ou se vão ser separadas por faixa de idade / grupo escolar, etc... (aqui na minha comunidade, por exemplo, nós trabalhamos com 2 grupos: crianças da pré-escola e crianças alfabetizadas - isso dá mais ou menos os seguintes grupos de idade: 3 a 7 anos e 8 a 11 anos) - depois dos 11 anos as crianças passam para outros grupos e antes dos 3 anos em geral elas ficam com os pais na igreja (nós não temos creche/berçario para os bem pequenos).Defina o que funciona melhor. Tudo depende do número de crianças e de ajudantes disponíveis. Converse com professores experientes para determinar o número de crianças que cada adulto consegue atender em sala de aula.Tambem é bom ter sempre um ajudante - uma pessoa que possa levar os pequenos ao banheiro, distribuir material, controlar a bagunça, etc.. - para que o professor tenha as "mãos" livres para contar a história e direcionar o trabalho. É importante que as crianças - principalmente as pequenas - nunca fiquem sozinhas na sala, por questões de segurança.

Primeiro dia com as crianças

Marque o dia para começar e convide as crianças - pode ser por carta, telefonema, visita à casa da família ou num papo rápido após o culto na igreja mesmo.No primeiro dia, eu diria para você preparar uma atividade especial, envolvendo os pais também e todas as pessoas que se dispuseram a ajudar. Assim tanto as crianças como seus responsaveis podem conhecer o grupo que irá trabalhar com elas, o local onde elas ficarão, o tipo de trabalho que será feito, etc..Você também pode pedir que o pastor apresente o grupo num domingo, no culto, chamando todos os voluntários do Departamento Infantil à frente, e explicando a congregação que tipo de trabalho se pretende realizar, quando, como, onde.

Reciclagem

Depois do trabalho iniciado é bom que os voluntários se reúnam de tempos em tempos, para conversar, trocar idéias, preparar festas, ouvir sugestões. Prepare também reuniões de treinamento ou com temas específicos: estudos bíblicos com um pastor ou palestrante, oficina de fantoches ou de teatro com algum grupo que trabalhe com bonecos, cursos e seminários da igreja destinados ao trabalho com crianças, etc.. Tudo para dar aos voluntários ferramentas diferentes e motivação.No mais, leia, se informe, fique atento à matérias sobre comportamento infantil, cursos gratuitos e palestras de artesanato, educação, religião, etc.. Não só da igreja, cursos leigos também são ótimas formas de aprender; depois é só adaptar as ferramentas ao ensino cristão, afinal nós e nossas crianças vivemos e convivemos com o mundo!

Como convidar e trazer crianças para o Culto Infantil?

Infelizmente não tem resposta mágica, nem solução instantânea... Trazer alunos para a Escola Dominical / Culto Infantil é uma tarefa constante, e às vezes cansativa e difícil. Mas você pode fazer algumas coisas:Para começar, se você ou alguém na sua congregação fala inglês, recomendo uma visita ao site www.grouppublishing.com. Eles tem muitas dicas, passo a passo de atividades, modelos de cartazes e convites, etc.

No mais, sugiro que você...

... não faça um discurso nem ameaças. Evite impor muitas regras (ex. têm q vir todo o domingo; se faltar uma aula perde pontos, etc..)

... use 'reforço positivo': quem vem ganha uma estrelinha numa cartela, por exemplo, e no final de tanto tempo, podem trocar as estrelinhas por um brinde ou uma atividade especial; faça um quadro do "aluno do mês" para colocar os nomes e/ou fotos daqueles que vieram a mais de 50% ou 70% dos encontros no mês anterior (comece com um alvo baixo e vá aumentando aos poucos até o quadro ser exclusivo dos que vem a mais de 90%). Faça pequenas apresentações das crianças nos cultos (homenagem ao Dia das Mães, ao Dia dos Pais, etc..) isso costuma motivar as famílias a vir; mas seja comedido, se fizer toda semana "gasta".

... aprenda os nomes das pessoas: É muito mais fácil se sentir bem e querer voltar num lugar onde as pessoas te tratam com respeito e se dão ao trabalho de saber quem você é.

... faça algumas atividades para familia: Por exemplo, convide os pais a virem com os filhos para um almoço especial só deles ou faça uma atividade de arte para todos juntos (pode ser colagem, pintura, etc..). Uma parte do problema pode ser que os pais não conhecem os professores da ED e não confiam que estas pessoas vão cuidar bem de seus filhos. Se você se apresenta e também aos outros outros professores, convida para verem a sala ou participar da ED com as crianças, você ajuda a tranquilizá-los.

... no meu tempo. Peça ao pastor para fazer uma pregação contando como era no tempo dele de criança - ou de alguma outra pessoa bem conhecida e querida da congregação. Alguém que tenha boas lembranças da ED pode ser convidado a ir a frente falar como era: procure alguém que seja simpático e que vá contar histórias leves e engraçadas sobre como era a ED antigamente. Mantenha a história curta e interessante. Melhor ainda se eles tem fotos ou outros guardados para mostrar (um pastor na minha igreja nos mostrou uma gravura que ele guardava com carinho da sua ED. Eram pequenas folhinhas com com verso biblico e desenho que ele e os colegas colecionavam como se fosse figurinha de álbum).

... comece! Com três ou quatro alunos mesmo. É difícil trabalhar com grupo tão pequeno, mas faça um bom trabalho e a propaganda boca a boca se encarregará de trazer mais alunos.

... promova amizade: Faça jogos e brincadeiras para as pessoas se conhecerem e fazerem amigos; é muito mais facil voltar a um lugar onde você sabe que vai encontrar aquela pessoa com quem você pode conversar ou brincar. Dê um tempo para o pessoal confraternizar: um cafezinho ou um copo de suco são o suficiente para incentivar o pessoal a ficar mais uns minutos e bater um papo. Tenha alguns ajudantes, pessoas que vão ficar de olho naqueles que estão se sentindo meio inseguros ou constrangidos. Cabe a estes ajudantes se aproximarem, conversarem, apresentarem uns aos outros.

... não desanime É super difícil manter a motivação quando o grupo é pequeno, as pessoas não vêm, não há compromisso. Mas, desânimo é contagiante. A boa notícia é que empolgação e força de vontade também são contagiantes. Se você tem alegria genuína pelo trabalho que está fazendo as pessoas vão perceber e aos poucos se enganjar também.

... ore, ore, ore. Deus abençoa e guia.

Como fazer um culto infantil mais dinâmico?

Decida um formato.É necesário ter um pouco de rotina: ajuda as crianças a se sentirem à vontade e anteciparem o que vem depois. Mas, você não precisa ser rígido, nem fazer exatamente a mesma coisa todas as aulas. Varie as brincadeiras, músicas, tenha datas especiais com uma estrutura de atividades completamente diferente.Por exemplo, o seu formato básico poderia ser assim:Cumprimentos: diga "Bom Dia! Olá! Como vai?". Cumprimente cada criança pelo nome, sorria, demonstre prazer em recebê-las.Você pode fazer uma chamada como na escola, mas ao invés de cada criança dizer 'presente', para cada dia você terá um tema "hoje quando eu chamar o seu nome, você vai me dizer a sua cor favorita".Ou você pode ter um quadro onde cada um cola um adesivo ao chegar.Música: intercale cantos conhecidos com outros novos (se você só usa cantos novos, as crianças se sentem frustradas; se você só usa os mesmos, fica cansativo. Intercalar cantos que conhecidos com um ou dois novos, é mais interativo). Oração: é importante que as crianças se habituem a orar. Alterne: as vezes um adulto ora; às vezes uma ou mais crianças oram. Faça orações em círculo, de mãos dadas; individuais, cada um na sua; em silêncio ou em voz alta. Introdução ao tema: pode ser uma música, uma brincadeira, uma conversa... Mostre algum objeto que irá aparecer na história, pergunte sobre as experiências das crianças sobre o tema da história (por ex.: quem já foi pescar? no dia em que você vai falar da pesca maravilhosa)

Tema: pode ser por dia ou pode ser um tema por mês/bimestre com várias histórias e atividades interligadas. É muito importante que você escolha uma forma apenas para apresentar o tema: Conte a história ou faça um jogo ou dinâmica, etc... Depois que você aprensentar o tema, dê uma chance as crianças de responderem, assimilarem, trabalharem por si mesmas o conteúdo. Isso pode ser uma conversa ou como descrito abaixo.Resposta ao tema: pode ser arte, trabalho escrito, jogo. Dê oportunidade às crianças para que recontem a história nas suas próprias palavras ou de que respondam ao tema com expressão artística. Veja mais sobre isso nas Dicas "Como lidar com atividades artísticas" ou nos Trabalhos Manuais.Encerramento: com oração, bênção e envio. Você precisa terminar o dia; é muito importante dar um fim claro às atividades, demonstra respeito, não só a Deus e às atividades que você preparou como às crianças.Despedida: Faça deste um momento agradável e informal. É neste momento que você conversa com os pais, diz a eles o que os filhos fizeram durante o dia, elogia um bom comportamento e a participação. Dê uma atenção também as crianças, diga que você gostou que elas vieram e que gostaria de vê-los novamente no próximo domingo. Quem sabe algumas vezes você prepara um suco com biscoitinhos e promove um rápido papo para integração das famílias.

Varie!Faça um jogo para ver se todos sabem os nomes uns dos outros; Traga instrumentos musicais para as crianças acompanharem o canto (chocalhos, triângulos e coquinhos todos podem usar); Traga um CD com o playback das músicas ou com a história do dia; Conte a história: usando fantoches; usando flanelógrafo; usando objetos; usando livro; outra só com a sua voz e gestos. Monte um teatro, jogral ou encenação (com as crianças ou com os pais e avós para contar a história); Não conte história alguma: faça uma dinâmica de grupo ou brincadeira que leve as crianças a pensar sobre o tema do dia ou sobre o que o texto bíblico quer dizer (isso funciona melhor com crianças acima dos 8 anos); Promova uma festa, talvez com os pais junto. (fizeram recentemente uma Noite do Pijama na minha comunidade e as crianças vieram para uma atividade no fim da tarde de sábado; dormiram em sacos de dormir e colchonetes no salão comunitário, com alguns pais e voluntários para tomar conta; tomaram café da manhã lá mesmo e participaram do culto de domingo); Convide as criancas para orarem; Dê diretrizes: cada um vai falar 'obrigada por...' e depois 'Deus abençôe...'); Involva as crianças na bênção: existem inúmeras cantigas simples e versinhos, como: "Deus te abençôe" - cada um coloca a mão sobre a cabeça do vizinho; "Deus te proteja" - cada um coloca a mão sobre os ombros do vizinho; "Deus te dê a paz" - as pessoas se abraçam (se estiver fazendo isto em círculo, é só passar o braço na cintura do vizinho e espremer o círculo em direçãoo ao centro). Saia da sala de aula. Vá para o jardim (cuidado que é mais dificil manter a atenção!) ou para a igreja, ou mesmo para a cozinha (desde que não esteja sendo usada para mais nada).

Vá com calma!Não adianta querer usar todas as sugestões acima no mesmo dia. Escolha uma para cada encontro, ou escolha uma por mês para experimentar. Use aquelas que você gostar com mais frequência, mas não tenha medo de testar uma ou outra novidade.Divida o trabalho Faça um "banco de talentos" - descubra o que as pessoas gostam de fazer. No nosso grupo de professores, duas são excelentes músicas; outras duas são boas contadoras de histórias; uma terceira tem uma voz doce que sempre acalma aquela criança que está chorando e as mais jovens tem energia para correr e brincar! Faça um rodízio entre as pessoas; se você trabalha em duplas, tente alternar as duplas. Descubra também outras pessoas que podem ajudar na comunidade. Um senhor da nossa igreja reformou as cadeiras pequenas e preparou uma mesa na altura certa. Um artesão poderia fazer um flanelógrafo (velcrômetro) ou um palco para fantoches; e outra pessoa poderia trazer e cuidar das plantas em frente às salas de aula. Ore, ore, ore...

Fonte: www.bernerartes.com.br/ideiasedicas/



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